domingo, 12 de dezembro de 2010

Especialistas apontam os segmentos que estão em alta e prometem se destacar

Texto extraído do OGlobo.com em 1212/2010.

RIO - Com o ano chegando ao fim, previsões sobre tendências do mercado para 2011 tomam conta das conversas de empresários, investidores e empreendedores. Quais segmentos vão se destacar no ano que vem, criando novas oportunidades de negócios? Enquanto alguns especialistas apostam no crescimento do turismo de negócios e da educação profissionalizante, com foco no pré-sal e na aproximação dos eventos esportivos, outros apontam novidades tecnológicas - como sites de compras coletivas e cloud computing - como a bola da vez, como mostra reportagem de Paula Dias, publicada no Globo deste domingo.

A lista de segmentos de negócios promissores não para por aí: entretenimento, telecomunicações e serviços exclusivos para a classe C - bem como para as mulheres - também inspiram ideias e novos produtos. A onda de investimento em marketing nas redes sociais, que tanto deu o que falar este ano, também não deve passar tão cedo.

Para Ruy Quintans, professor de economia e finanças do Ibmec, o setor de serviços é o que mais vai abrir oportunidades em 2011, principalmente nas áreas de turismo, varejo, informática e tecnologia, que já apresentaram bons resultados este ano. O setor de bens de consumo, por sua vez, também continuará em expansão por causa do aumento do poder aquisitivo das classes C e D.

- As medidas de restrição ao crédito vão frear excessos no consumo de bens duráveis e dificultar o surgimento de bolhas, mas não vão impedir que esses setores continuem crescendo - garante.

Apontado como o segmento de maior rentabilidade a longo prazo, o mercado de tecnologia tende a se basear mais no comportamento dos internautas e na evolução de dispositivos móveis, pelo menos para Bruno Tardini, CEO da Vertigo, de soluções de TI.

- Segurança da informação, virtualização de servidores e criação de aplicativos para celulares e tablets são tendências que chegaram para ficar.

Leia reportagem na íntegra no Globo Digital (versão exclusiva para assinantes).

Nenhum comentário: