segunda-feira, 5 de setembro de 2011

POR QUE EU NÃO TIVE ESSA IDÉIA?

 Sabe quando somos acometidos por aquela surpresa em ver uma idéia tão óbvia e nos perguntamos: por que EU não tive essa idéia?
Bem, isso acontece muito comigo. Como sou muito curiosa, de tempos em tempos decido acompanhar a evolução de certos mercados ou tendências. Faço isso com a habitualidade de um monge, persigo o assunto por todas as mídias, leio, reflito e pesquiso até cansar. Até que abro determinada revista ou entro em alguma web página e vejo estampada uma idéia tão simples, tão lógica, que EU poderia ter tido e NÃO tive!
Isso acontece com você? Comigo acontece sempre e por isso, sofrendo de uma súbita e atormentadora indignação, resolvi escrever.
Fiquei refletindo nos últimos dez dias a esse respeito. Entre desculpas que eu poderia arranjar para diminuir a minha frustração e as possíveis causas desse total desentendimento entre a idéia e o tempo, cheguei a uma conclusão: não temos idéias inovadoras porque não temos tempo livre para criar.
Trabalhamos muito e cada vez mais, temos tantos compromissos e tarefas que fica impossível administrar o tempo para executá-las. Então vivemos desenvolvendo a arte de priorizar o que é importante e o que é urgente. Passamos os nossos dias tentando dar foco ao que nos dá resultado e por isso, vamos deixando pelo caminho o EU inovador que poderia empreender e surpreender.
Tento me perdoar. Na verdade, mais do que isso, tento me consolar imaginando que posso adiar essa criatividade reprimida para quando eu puder “pendurar minhas chuteiras” e me tornar uma empreendedora quando me aposentar.
Não sei se vou conseguir, não sei se vou querer, mas é fato que hoje perco grandes oportunidades de negócios porque não tenho tempo para planejar. Meu tempo hoje é voltado para meu trabalho que amo, e isso é verdade, mas não é o trabalho que me realiza de verdade. Por isso, deixo aos jovens que, por ventura ainda tem algum tempo para ler as matérias desse Blog, entre o tempo que dedica à escola ou aos cursinhos, ESTUDE! ESTUDE muito, no tempo certo, enquanto são jovens! Tornem-se indispensáveis, assim trabalharão muito menos e terão muito mais tempo para empreender e inovar!

Nenhum comentário: