segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

DEZ PROFISSÕES QUE APRESENTAM OS MAIORES ÍNDICES DE PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS

A maioria dos empresários brasileiros tem intenção de aumentar o quadro de funcionários até 2015. É o que revela a pesquisa "Perspectivas Estruturais do Mercado de Trabalho na Indústria Brasileira - 2015".
As dez profissões que apresentaram os maiores índices de perspectivas profissionais são engenheiro de petróleo (0,83); engenheiro ambiental (0,75); técnico em produção, conservação e qualidade de alimentos (0,73); ajudante de obras civis (0,72); analista de sistemas computacionais (0,70); trabalhador da fabricação de cerâmica estrutural para construção (0,70); técnico de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás e afins (0,69); técnico em fabricação de produtos plásticos e de borracha (0,67); técnico florestal (0,67); e técnico em manipulação farmacêutica (0,67). Com isso, o destaque foi para os setores ligados a petróleo e petroquímica, construção civil e meio ambiente.
Outro estudo realizado pelo Sistema Firjan no segundo trimestre de 2010 mostra que as áreas promissoras no Rio de Janeiro estão relacionadas à cadeia produtiva de petróleo; infraestrutura industrial e urbana; serviços pessoais, turismo e hospitalidade; e economia criativa (tecnologia da informação, audiovisual, design, moda). De acordo com a pesquisa de "Nível de Atividade e Perspectivas das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro", no setor produtivo, a área que mais contratará nos próximos meses é a de produção (mecânica, solda, eletricidade, automação), apontada por 60,4% dos empresários entrevistados na pesquisa.


Leia mais em: Globo.com no link Economia/Boa Chance.

Nenhum comentário: